Siga a B2ml nas redes sociais


Empreenda

A indústria 4.0 e como ela vai afetar a produtividade das empresas

A evolução tecnológica está presente na vida de todas as pessoas, seja como entretenimento, seja como trabalho, e essa transformação digital também já está influenciando os processos industriais.

Muitos especialistas falam sobre a nova Revolução Industrial, chamada de 4.0, fazendo referência à Revolução Industrial ocorrida nos séculos XVIII e XIX, na Europa, que se expandiu pelo mundo nos anos seguintes, e a outros movimentos revolucionários industriais que ocorreram ao longo dos séculos.

O que é a indústria 4.0?

É um processo que altera as práticas industriais e tem como objetivo conectar totalmente as máquinas e equipamentos através da internet para que, dessa forma, todas possam compartilhar dados automaticamente para melhorar a produção da empresa de uma forma geral.

A indústria 4.0 é um novo padrão industrial que propõe o uso de automação e tecnologia da informação em todos os processos da produção.

A ideia central é que as indústrias se tornem inteligentes. Na indústria 4.0 o controle dos processos se torna descentralizado e os dispositivos inteligentes são conectados entre si.

Existem alguns fundamentos principais da indústria 4.0:

  • Operação em tempo real: as informações são capturadas, tratadas e analisadas em tempo real, permitindo a tomada de decisões importantes para a empresa de maneira mais rápida.
  • Virtualização: a proposta é que toda a indústria seja reproduzida em uma cópia digital, e a fábrica pode ser monitorada de maneira remota.
  • Descentralização: na indústria 4.0 as máquinas passam a fornecer dados e insights que ajudam a tomada de decisões. Sistemas cyber-físicos passam a tomar decisões em conformidade com a necessidade da produção, fazendo com que as máquinas sejam menos dependentes das ações humanas.
  • Modularidade: o uso de módulos permite que a produção seja criada sob demanda, permitindo maior flexibilidade para a indústria.
  • Orientação a serviços: São utilizados softwares com arquitetura orientada a serviços, conhecidos como “Internet de Serviços”.

Os softwares inteligentes podem ser utilizados em diversos aspectos da empresa e não só no controle das máquinas e equipamentos. Softwares de Gestão Empresarial, por exemplo, ajudam as empresas a organizar e administrar a empresa como um todo, permitindo uma visão mais ampla e clara de todos os recursos da empresa como estoques, projeções financeiras, cadastro de clientes, pagamentos e recebimentos, entre muitos outros recursos e, além disso, permitem que o gestor gere relatórios atualizados que servem como base para a tomada de decisões importantes para a empresa.

Na indústria 4.0 os equipamentos permanecem conectados, os processos são descentralizados e a tomada de decisões ganha mais agilidade. O propósito principal do uso da tecnologia é a otimização de processos, a redução de custos e a maior flexibilidade à produção.

Pilares da indústria 4.0

Essas modificações somente são possíveis porque algumas tecnologias foram desenvolvidas e se tornaram responsáveis pela colocação em prática da indústria 4.0. São considerados seus pilares:

  • Big data: é a coleta e análise de dados disponibilizados na internet. Esse processo é realizado por softwares avançados que conseguem captar e analisar grandes quantidades de informações em tempo real.
  • Internet das coisas: já é um conceito bastante difundido na atualidade, mas na indústria é conhecida como Internet das Coisas Industriais (IIoT), conectando as máquinas. Equipamentos são conectados à internet abrindo diversas possibilidades de uso.
  • Robótica: os robôs ganham novas funcionalidades e a expectativa é que se tornem cada vez mais autônomos e realizem as tarefas consideradas de alto risco ou desconfortáveis para as pessoas.
  • Integração de sistemas: a maioria das empresas já sofreu com a falta de comunicação entre sistemas que não eram integrados e dificultavam a realização das tarefas do dia a dia. A integração de sistemas e informações torna o trabalho mais simples e eficiente.
  • Segurança da informação: com tudo conectado através da internet a segurança dos dados e informações se torna ainda mais importante. Soluções de segurança cibernética mantêm os sistemas protegidos.
  • Computação em nuvem: para garantir a agilidade de acesso às informações a maioria dos dados é armazenada na nuvem, que são servidores digitais independentes. Com o uso de sistemas de segurança adequados o armazenamento em nuvem garante a proteção dos dados.

Impacto da Indústria 4.0 na sua empresa

A indústria 4.0 chega para modificar de vez os processos empresariais e traz grandes benefícios como a maior agilidade na tomada de decisões, a otimização da gestão de estoque, o aumento da produtividade, a criação de novos produtos e serviços, e em diversos outros segmentos.

Para preparar sua empresa para as inovações trazidas pela Indústria 4.0 é preciso buscar informações sobre os investimentos necessários para a modernização e reestruturação da fábrica, além da capacitação de equipes de funcionários para trabalhar com esses novos conceitos.

 

A B2ML é a parceira ideal para desenvolver os sistemas de indústria 4.0 para sua empresa. Para maiores informações, entre em contato com nossos consultores.


MATRIZ: ITAJUBÁ - MG | RUA FRANCISCO MASSELLI, Nº 31
1º ANDAR (101, 102, 103). CENTRO. | CEP:37500-007 | Tel: (35) 3622-7650

ESCRITÓRIO SÃO PAULO – SP | AV. FAGUNDES FILHO, 361, CJ 14.
PRÓX. METRO SÃO JUDAS | CEP 04304-010 | Tel: (11) 4063-1409

ESCRITÓRIO BRASÍLIA – DF | PÁTIO BRASIL SHOPPING. SCS QUADRA 07
BLOCO A 12º ANDAR | CEP 70307-902 | Tel: (61) 4063-8369

Magento
Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá
Software de minas
Oracle
Softex