Siga a B2ml nas redes sociais


Empreenda

A importância da tecnologia para empresas

25/05/2018

A relevância da tecnologia para empresas

 

A tecnologia modificou o mundo em que vivemos. O comportamento das pessoas e das empresas mudou e hoje, para sobreviver nesse mundo altamente competitivo, é fundamental utilizar os recursos tecnológicos que facilitam o dia a dia.

 

O sucesso das empresas depende diretamente da qualidade de produtos e serviços, do atendimento e também do relacionamento com os clientes. Mas quase sempre é muito difícil cumprir todos esses requisitos com maestria sem a ajuda dos recursos tecnológicos.

 

As demandas vêm de todos os lados e a contratação de funcionários suficientes para suprir todas as necessidades torna inviável o funcionamento da empresa, mas a tecnologia é a solução.

 

Utilizar os recursos tecnológicos para aumentar a qualidade dos serviços gera maior credibilidade e valorização à empresa, aumentando seu poder competitivo. Mas inovar significa não pensar apenas em lucratividade, mas sim em responsabilidade.

 

Como aproveitar a tecnologia nas empresas

 

Nessa constante busca pela entrega mais eficiente de produtos e serviços, a tecnologia oferece ferramentas excelentes que auxiliam as empresas nessa difícil tarefa e se torna aliada do crescimento da organização, proporcionando formas de reduzir os custos e aumentar a produtividade dos colaboradores.

 

A internet facilita ações como a divulgação dos produtos e serviços, a conquista de novos clientes e otimiza processos que antes exigiam muito tempo e esforço para serem concretizados.  

 

Muitos softwares são desenvolvidos de maneira personalizada para atender as necessidades específicas de cada empresa. Isso otimiza o trabalho e gera um diferencial em relação à concorrência.

 

A tecnologia também pode ser aliada das empresas na organização, planejamento e controle de recursos. Sistemas de gestão empresarial integram os diversos setores da empresa, facilitando o controle das informações, proporcionando maior poder de decisão aos gestores da empresa.

 

O sistema de gestão empresarial ERP permite o controle do estoque, controle financeiro, emissão de notas fiscais eletrônicas, cadastro de clientes e fornecedores, acompanhamento dos recebimentos e pagamentos, além de facilitar a criação de projeções financeiras que auxiliam no planejamento futuro da empresa.

 

A tecnologia e o comércio eletrônico

 

O comportamento das pessoas também foi modificado pelo uso da tecnologia. Hoje a maioria das pessoas utiliza mecanismos de busca na internet, como o Google, para pesquisar sobre os produtos e serviços que deseja adquirir.

 

Para as empresas, mesmo aquelas que não são e-commerce, ser encontrado nessas buscas é essencial, pois assim conseguirão alcançar novos consumidores e aumentar suas vendas.

 

E as lojas virtuais são outra mudança que chegou para ficar. A possibilidade de vender seus produtos através da internet, permitindo o alcance de um público maior do que quando a empresa trabalha apenas com meios físicos, faz brilhar os olhos de qualquer empresário.

 

A criação de lojas virtuais atraentes e que proporcionam comodidade às pessoas será o novo comercio, que hoje já está em plena expansão e a tendência é continuar em crescimento nos próximos anos.

 

Já existem serviços completos de hospedagem, domínio, criação de sites e lojas virtuais, como o UOL Host, que facilitam a criação da presença digital abrindo o mundo online às empresas.

 

Empresas como a Amazon, já exploram esse mercado de e-commerce há muitos anos e se tornaram pioneiras no uso de recursos tecnológicos que entendam o comportamento dos consumidores, para assim oferecer produtos e serviços em acordo com as necessidades dos clientes, abrindo assim caminho para empresas menores que também podem aproveitar o movimento.

 

Tecnologia e a comunicação

 

Certamente a maior mudança causada pela tecnologia está relacionada às formas de comunicação. A chegada das redes sociais alterou profundamente as relações entre pessoas e empresas, que hoje precisam reaprender a se comunicar com seus clientes.

 

As pessoas esperam se relacionar com as empresas, ter confiança e serem reconhecidos por elas. A comunicação deixou de ser passiva, onde apenas a empresa transmitia o que desejava, e passou a ser uma troca, com a participação de ambas as partes demonstrando suas necessidades.

 

Mas todos esses recursos e as mudanças provocadas pela tecnologia exigem preparo das empresas, capacitação de funcionários e constante investimento para se manter atualizado, caso contrário o a tecnologia pode acabar atrapalhando e dificultando as tarefas diárias e pode transformar o investimento em custo.

 

O grande desafio das empresas é avaliar e implantar as mudanças necessárias de forma natural. Alcançando esse resultado a tecnologia proporcionará um grande aumento da produtividade e competitividade no mercado, o que se transforma em lucro para o negócio.

Entre em contato com nossos consultores para falar mais sobre isso.


Voltar


MATRIZ: ITAJUBÁ - MG | RUA FRANCISCO MASSELLI, Nº 31
1º ANDAR (101, 102, 103). CENTRO. | CEP:37500-007 | Tel: (35) 3622-7650

ESCRITÓRIO SÃO PAULO – SP | AV. FAGUNDES FILHO, 361, CJ 14.
PRÓX. METRO SÃO JUDAS | CEP 04304-010 | Tel: (11) 4063-1409

ESCRITÓRIO BRASÍLIA – DF | PÁTIO BRASIL SHOPPING. SCS QUADRA 07
BLOCO A 12º ANDAR | CEP 70307-902 | Tel: (61) 4063-8369

Magento
Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá
Software de minas
Oracle
Softex