Siga a B2ml nas redes sociais


Empreenda

Porque fazer o controle de estoque da sua empresa com um sistema ERP

30/07/2018

A gestão empresarial exige a atenção constante sobre diversos fatores importantes como recursos humanos, finanças, marketing, produção, entre tantos outros.

A gestão empresarial exige a atenção constante sobre diversos fatores importantes como recursos humanos, finanças, marketing, produção, entre tantos outros. Mas um deles também tem fundamental importância para a empresa e frequentemente é negligenciado, o controle de estoque.

Não controlar o estoque corretamente pode gerar grandes prejuízos para a empresa, fazendo-a perder vendas ou até mesmo investir em produtos equivocados, ou que não são necessários.

Geralmente os gestores imaginam que a atividade de controle de estoque será muito demorada ou trabalhosa, mas a boa notícia é que a tecnologia já criou formas de simplificar e facilitar a tarefa.  

Por que a empresa precisa controlar o seu estoque?

O controle de estoque é fundamental para identificar o rendimento do seu negócio e, principalmente, para ajudar a decidir sobre novos investimentos. Saber exatamente o que foi utilizado ou vendido permite que seja observado quais produtos são mais necessários para sua empresa, a quantidade média e assim ajuda a realizar compras mais assertivas, minimizando prejuízos.

O controle de estoque também ajuda a controlar as finanças já que, através dele, é possível comparar os resultados financeiros com os números de produtos vendidos, por exemplo.

E ainda permite identificar produtos que estão parados nas prateleiras, impactando o orçamento, e criar oportunidades para vendê-los, como ofertas ou promoções.

Essas informações são essenciais para que você não perca vendas por falta de produtos e também para não desperdiçar dinheiro com peças que não têm saída.

Sistema ERP e a gestão de estoque

O sistema ERP  esta modificando a maneira de gerenciar empresas. Com os módulos de recursos financeiros, controle de vendas, notas fiscais, cadastros, compras e pagamento, entre outros, quem adere a essa ferramenta vê seu dia a dia se tornar mais simples e objetivo.

E os ERPs oferecem ainda o módulo de Controle de Estoque, que automatiza os processos e ajuda a organizar as informações sobre os produtos em bancos de dados próprios que permitem o acompanhamento constante e a indicação das principais necessidades da empresa.  

O software de gestão de estoque garante que não faltará produtos na empresa e que, ao mesmo tempo, também não haja excesso, evitando que os recursos financeiros fiquem parados.

Esse controle é essencial para qualquer empresa, mas principalmente para lojas virtuais em que as compras são realizadas de maneira automática. Nesses casos o risco de vender um produto que não esteja no estoque é enorme sem o controle eficiente. O ideal é que o site tenha integração com o sistema ERP para facilitar o controle.

Cálculo do ponto de pedido e dos níveis de Estoque Mínimo

Saber o momento certo para realizar novos pedidos e também a quantidade ideal de cada produto é essencial para manter os recursos financeiros em movimento. E os sistemas de controles de estoque oferecem ajuda nessa tarefa de maneira rápida e precisa, formulando índices e estratégias de compra.

Um sistema de estoque que utiliza a Business Intelligence (BI) fortalece o nível de controle do saldo de estoque é consegue avaliar variáveis de Estoque Mínimo, considerando o tempo de entrega e o consumo médio.

Facilidade no processo de inventário

O processo de inventário se torna muito mais rápido e simples com o uso de um software ERP de gestão de estoque. O processo de registro de bens é facilitado com o sistema evitando o longo tempo exigido sem esse recurso.

Simplificação da classificação ABC

Essa metodologia demonstra que cerca de 10 a 20% dos itens em estoque correspondem a 80% do capital aplicado e essa consciência orienta o nível de atenção que a empresa precisa dar a cada item, em função do custo-benefício.

O sistema ERP de gestão de estoque facilita a identificação desses itens e gera relatórios que facilitam o entendimento. Isso reduz o tempo perdido dos colaboradores com a criação de planilhas, cálculos e aumenta a produtividade da empresa.

Contar apenas com o feeling e a experiência de profissionais pode, invariavelmente, culminar no desperdício de recursos, na deterioração de materiais e até mesmo em Stock Out (desabastecimento).

Utilizando a ferramenta ERP para controlar o estoque, sua empresa otimizará os processos de controle e manterá os produtos organizados, melhorando assim a gestão do negócio, aumentando a sua lucratividade.   


Voltar


MATRIZ: ITAJUBÁ - MG | RUA FRANCISCO MASSELLI, Nº 31
1º ANDAR (101, 102, 103). CENTRO. | CEP:37500-007 | Tel: (35) 3622-7650

ESCRITÓRIO SÃO PAULO – SP | AV. FAGUNDES FILHO, 361, CJ 14.
PRÓX. METRO SÃO JUDAS | CEP 04304-010 | Tel: (11) 4063-1409

ESCRITÓRIO BRASÍLIA – DF | PÁTIO BRASIL SHOPPING. SCS QUADRA 07
BLOCO A 12º ANDAR | CEP 70307-902 | Tel: (61) 4063-8369

Magento
Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá
Software de minas
Oracle
Softex