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Empreenda

Como a tecnologia tem impactado na rotina de pequenas empresas

11/10/2018

Hoje vivemos a era da informação, onde a tecnologia dos canais de vendas e dos sistemas de automação comercial mudaram radicalmente o gerenciamento das empresas.

Durante muito para se administrar uma empresa era preciso seguir modelos rígidos de administração, se afundar em burocracia e ter pouco acesso à informação. O mercado era mais previsível, menos conectado e potencialmente mais complicado de gerir.  

Hoje vivemos a era da informação, onde a tecnologia dos canais de vendas e dos sistemas de automação comercial mudaram radicalmente o gerenciamento das empresas. Com a internet tudo está mais fluído, mais simples, menos caótico. As ideias inovadoras estão em constante evolução, os mercados estão se expandindo pelo terreno digital e o seu negócio tem como aliado diversas ferramentas digitais para alcançar o sucesso.

Separamos 5 mudanças empresariais promovidas pela tecnologia para que o seu negócio aproveite os benefícios da era digital:

 

1 - Menos papel, mais dados

A imagem do empresário atolado em pilhas de papel está sendo substituída por cliques na tela. A automação comercial promovida pelos sistemas digitais de gestão empresarial, os ERPs, integrou os diferentes setores das empresas em busca de uma administração mais eficiente.

O que antes era gerido de maneira fragmentada, hoje encontra-se dentro de um sistema de gestão integrado. Agora vendas, estoques, atendimento ao cliente e gestão de lucros operam no mesmo patamar, de maneira descomplicada e fluída. Isso promove alto rendimento e acompanhamento detalhado de contas, potencializando lucros e economizando tempo. Tudo está ao alcance de um clique, facilitando a vida de milhares de empreendedores.

 

2 – Sua empresa agora é “glocal”

O termo “glocal” é uma fusão dos conceitos “global” e “local”. Agora é possível fazer seu negócio local atingir um público cada vez maior, em escala global, sem que sua empresa precise abrir filiais para atingir públicos localizados longe da matriz.

Com a era digital o impacto de seu negócio se torna maior, com mais chances de expansão, conquistando novos mercados de sucesso através da internet. Esse movimento de crescimento é baseado na qualidade de produtos e serviços e na força de sua marca. Com sistemas de automação comercial interligados a lojas virtuais, é possível para qualquer negócio manter-se com as características locais (bom atendimento, equipe coesa, produto diferenciado) e ainda assim ter alcance ilimitado, tocando novos terrenos, conquistando novos clientes, tudo isso sem perder sua identidade.   

 

3 – Seu produto em constante evolução

Antes da era da informação, as empresas empenhavam-se em criar produtos fixos, voltados para uma fatia específica do mercado. A inovação de produtos era lenta e nem sempre acertada.

Se você era dono de uma loja de sapatos, era provável que seu negócio continuasse nesse nicho por toda a vida. Agora vemos uma evolução constante da criação de novos produtos, que acompanham as tendências mundiais de mercado. A tecnologia facilitou o compartilhamento de conhecimento e as empresas passaram a transformar constantemente seus produtos, visando atender as necessidades dos clientes. Isso não quer dizer que hoje o sucesso de uma empresa dependa da criação infinita de produtos, mas sim do aprimoramento constante. Negócios que não promovem a evolução de seus produtos correm o risco de perderem mercado e se tornarem obsoletos.

 

4 – O cliente está cada vez mais próximo

A barreira do balcão, que separava empresários e clientes, foi derrubada pela era digital. Hoje, com a ajuda da internet, os clientes contribuem de maneira ativa para o fortalecimento de sua empresa. É a chamada Web 2.0, mais colaborativa, integrada e que reduz a distância entre os negócios e os seus consumidores.

Dentro do ambiente da Web 2.0 os produtos podem ser testados dentro de um nicho de clientes, possibilitando ajustes finais e o aperfeiçoamento constante. Com sistemas de ERP para automação comercial é possível administrar sua cartela de clientes de modo mais detalhado. Mas fique atento: o cliente agora faz parte do time de marketing de seu negócio e deve ser ouvido e acompanhado de perto. Empresas que negligenciam o seu setor de atendimento remoto podem sofrer com altos índices de rejeição e má propaganda online.

 

5 – Acompanhe a concorrência de perto

Não foram apenas os clientes que ficaram mais próximos do seu negócio, a concorrência também quebrou barreiras. Não é mais possível, nem economicamente viável, proteger todos os segredos de sua empresa daqueles que atuam no mesmo mercado que você. Invés de se isolar da concorrência, a tecnologia promove a evolução de mercado.

Em tempos de empresas conectadas, aprendemos que a concorrência não deve mais ser vista como meros rivais, mas como campo de aprendizagem. Empresas de todos os setores aprendem umas com as outras e se diferenciam baseadas na forma como se posicionam dentro de suas áreas. Use a concorrência a seu favor, acompanhe de perto o que os outros negócios do mesmo ramo estão fazendo e desenvolva soluções originais.

 

Qual mudança promovida pela tecnologia mais afetou sua empresa? Compartilhe suas ideias nos comentários.  


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