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Aumentar as vendas: 5 dicas para melhorar vender mais

05/11/2018

Não importa se a sua empresa trabalha com vendas B2B ou B2C, certamente você está buscando formas de ser mais produtivo e, principalmente, de aumentar as vendas.

Existem muitas maneiras de conseguir esse resultado, mas é preciso sair da zona de conforto e trabalhar a gestão de desempenho do seu negócio.

Hoje em dia apenas ter uma equipe de vendas empenhada não é garantia de resultado, e é fundamental um esforço extra para vencer a concorrência.

É essencial planejar as ações a serem executadas e não deixar para a última hora, sabendo exatamente o que será realizado e quando.

Se você está completamente perdido e não sabe o que fazer para aumentar as vendas do seu negócio, veja algumas dicas para garantir mais resultados para a sua empresa.   

#1. Invista em marketing

Muitas empresas acreditam que são pequenas demais para investir em Marketing, mas estão enganadas já que a divulgação do negócio é fundamental para qualquer empresa, principalmente para as menores.

É importante considerar aumentar os esforços de marketing, seja através de mais investimentos ou com a implantação de novas estratégias.

As campanhas de alto impacto realizadas em curto prazo tendem a ser mais eficientes dependendo do negócio. Considere ações em redes sociais, e-mail marketing e anúncios, para atingir o maior número de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços.

#2. Pratique up-sell e cross sell

Depois de atrair um cliente para a sua loja você precisa tentar aumentar o valor gasto por ele em sua empresa.

O cross selling se caracteriza por oferecer produtos complementares ao cliente, para que ele compre também e aumente o valor da venda. Já o up-selling é a oferta de produtos semelhantes ao escolhido inicialmente, porem que tenha mais recursos ou que seja de melhor qualidade, tendo também um valor maior.

Ambas são técnicas simples, mas que apresentam excelentes resultados, e que podem fazer toda a diferença para as vendas.

Você pode intensificar o poder do up-selling e do cross selling criando um script de venda para os vendedores, fazendo eles sugerirem outros itens ou produtos para seus clientes.

#3. Tenha uma estratégia de preços

Não estamos falando em ganhar a concorrência por ter um preço baixo, afinal a ideia de que as pessoas compram por causa do preço já foi derrubada há muito tempo.

Hoje vemos promoções, descontos e outras tantas frases que sugerem uma disputa direta pelo preço que acabam não gerando o resultado desejado no final do mês. Isso acontece porque essas empresas estão utilizando a estratégia errada.

O ideal é ter um produto de entrada com preço mais atrativo, para justamente trazer mais clientes à loja, e utilizar recursos de up-sell e cross sell oferecendo produtos adicionais pelo preço normal. Dessa forma você consegue aumentar o ticket médio de cada venda.

#4. Crie um programa de recuperação de clientes

Diversas pesquisas já mostraram que manter os clientes ativos em sua base de cadastros é muito mais barato e eficiente do que atrair novos clientes.

Algumas vezes o cliente deixa de comprar por esquecimento, mas gosta da sua loja e, se você mantém uma rotina de comunicação e o relacionamento mais próximo com ele, acaba retornando quando surge alguma necessidade.

A recuperação e manutenção da sua base de clientes é, sem dúvida, uma das melhores dicas para aumentar as vendas.

Pense em uma estratégia que atraia a atenção de seus antigos clientes, como um desconto para novas compras, ou algum benefício como um plano de fidelidade. E lembre-se de sempre manter contato com eles através de e-mail, mensagens de WhatsApp ou SMS, ou outra forma que você achar conveniente. O importante é ser lembrado sempre.

#5 Utilize um sistema de gestão empresarial

A qualidade do atendimento da sua empresa é determinante para o retorno de seus clientes. É importante que o sistema de gestão empresarial ERP utilizado seja eficiente, ágil e que ofereça recursos diferenciados que facilite e transmita confiança nos consumidores, principalmente em compras online.

O sistema ERP online oferece módulos que facilitam a gestão da sua loja por completo, além de otimizar a venda direta com opções de pagamento, frente de caixa e integração com outros setores como estoque, finanças e emissão de notas fiscais eletrônicas.

Sua empresa se torna mais organizada e funcional, além de permitir o acompanhamento dos resultados em tempo real, fornecendo dados para uma avalição precisa da estratégia utilizada.

Cada empresa tem suas próprias necessidades e para definir a melhor estratégia é preciso analisar profundamente as dificuldades, mas com essas dicas simples seu negócio tem mais chances de reverter a queda nas vendas e retomar o caminho para o sucesso. E se você precisar desenvolver um sistema sob medida, fale com a B2ML!


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